Independente de crise ou não, sempre buscamos tentar cortar despesas na empresa. Em muitos dos casos as ações mais óbvias como demissões podem causar pânico geral ou cortar o cafézinho pode diminuir a produtividade mais atrapalhando do que ajudando.

Reduzir custos e aumentar a eficiência deve ser um trabalho contínuo e mobilizar a todos. Nesse artigo, vamos te dar dicas que podem ser aplicadas hoje mesmo para reduzir custos na sua empresa.

Vamos lá?

1- Atualize seus fornecedores sempre

As empresas de telefonia são mestres em atualizar seus próprios serviços ou planos e não nos informar. Em grande parte das vezes, você está pagando mais por um plano mais simples e eles não gastam o tempo deles para avisar aos clientes que já existe um plano melhor por um preço mais em conta.

Mantenha-se atualizado sobre os serviços dos concorrentes do seu fornecedor. Isso pode indicar que você não está pagando os melhores preços pelos serviços. Um simples telefonema consultivo para seu fornecedor atual indicando que você conseguiu melhores condições através de um concorrente pode salvar muito dinheiro.

2- Mantenha a produtividade da equipe

Além de focar desde o início em contratar as pessoas mais capacitadas para funções específicas, entenda o perfil profissional que você deseja na sua empresa.

Treine seus colaboradores, capacite-os ainda mais e crie um plano de otimização de performance para reafirmar a importância da produtividade no seu time e estimular o engajamento na melhoria.

Pode ser um trabalho difícil de início mas tudo isso pode evitar demissões desnecessárias. Ainda assim, não evite verificar constantemente se alguém não está mais de acordo com o perfil desejado pois manter a equipe enxuta pode ser um grande diferencial para manter os custos lá embaixo.

3- Terceirize funções que dispersem o foco

Será mesmo que sua empresa precisa de funcionários e um time de marketing para analisar performance de ads ou uma área de RH para contratações, gerar folhas de pagamento e outros serviços ou isso tudo poderia ser terceirizado para que uma empresa especialista o faça?

Preocupe-se apenas com o foco do seu negócio e analise as funções principais, terceirizando funções secundárias que tomem muito o tempo do seu time. Contabilidade, serviços de TI, assessoria jurídica, limpeza, segurança e muitos outros serviços, quando não são a atividade fim do seu negócio, podem ser repassadas, promovendo grande sucesso na redução de custos.

4- Terceirize outros serviços

Assim como você pode terceirizar funções, existem outras possibilidades de terceirização. O conceito de compartilhamento de espaços ou dispositivos está ganhando escala em nos países mais avançados.

Você já pode alugar frotas de automóveis, computadores e outros hardwares além de espaços compartilhados como escritórios (chamados de coworkings), cozinhas e outros tipos de locais que podem caber melhor no seu bolso e tamanho da sua equipe. Dentre inúmeras vantagens, nesses casos você pode economizar uma boa despesa por exemplo com limpeza e manutenção que quando somados podem fazer a diferença no final do ano.

5-Utilize o home office

Se você quer economizar com colaboradores, nada melhor do que contratar pessoas para fazerem trabalho de forma remota. A pandemia acelerou esse processo e é mais uma excelente ideia para reduzir custos na sua empresa.

Além da economia nos custos de transporte, energia, telefone, materiais de escritório, mobília e aluguel, manter os colaboradores mais próximos de casa pode fazer com que trabalhem com mais qualidade de vida e consequentemente mais motivados por estarem mais perto da família, mais independentes e menos estressados por não terem que enfrentar o trânsito da cidade grande, gerando mais foco e liberando tempo para focarem em bater suas metas.

Não se esqueça porém, que a decisão do trabalho home office também gera desvantagens como uma possível diminuição da troca de conhecimento entre os colaboradores, interferência familiar excessiva e o desenvolvimento de alguma antissocialidade do seus funcionários. Nesse caso, para sua empresa talvez faça mais sentido adotar um modelo semi-presencial ou até mesmo que tenham que pensar duas vezes em qual modelo vocês devam adotar.

6- Estimule a cooperação através de brainstorming

Ninguém melhor para saber como economizar tempo e dinheiro em um determinado processo do que as pessoas que o vivenciam todos os dias. O conhecimento micro de cada método pode ser imprescindível para gerar um plano de ação efetivo de economia além de mais engajamento do seu time nesse objetivo.

Por exemplo, a sua equipe de estoque pode dar uma sugestão para melhorar a organização dos produtos e assim diminuir o tempo para encontrar as mercadorias de um pedido, assim, terão mais tempo para enviar mais pedidos. Já caso você tenha uma equipe de marketing, ela pode sugerir a mudanças na embalagem de colorida para preta e branca, assim diminuindo o custo de impressão.

7- Automatize processos repetitivos

Em uma empresa, o bem mais valioso é o tempo do fundador. Assim como Benjamin Franklin já dizia: "tempo é dinheiro", o fato de automatizar tarefas repetitivas pode incrivelmente fazer o empreendedor recuperar em um único mês até 1, 2, 3 ou até mesmo incrivelmente mais dias de trabalho.

Ao invés de ter que ficar alimentando planilhas com Leads comerciais ou ter que ficar disparando e-mails de follow up com clientes manualmente você pode contratar um software de CRM (Customer Relationship Manager) ou marketing. Para emissão de notas fiscais, você pode buscar um software de contabilidade e por aí vai.

Encontre por ações que tomem muito seu tempo por serem repetitivas e busque por empresas, softwares de automação ou uma integração especializada em resolver seu problema específico em minutos como é o caso do Integromat ou Zapier. Já existem diversos que são gratuitos e podem ser a virada de chave para fazer com que sua empresa evolua muito mais rápido.

8- Contrate profissionais freelancers

Hoje já existem diversas plataformas que conectam profissionais freelancers ao seu público específico. Softwares colaborativos utilizam outro conceito que cresce bastante no mundo todo, o do crowdsourcing.

Se você precisa de serviço de limpeza, designers, um pintor, arquiteto, mecânico ou até mesmo desenvolvedores de software pode encontrar em uma plataforma como o GetNinjas, 99freelas, Workana ou seus concorrentes.

Você ainda pode recorrer a plataformas internacionais como o Fiverr que pode te fazer encontrar um desenvolvedor de software por exemplo da Índia ou países menores como Paquistão onde a moeda brasileira pode se sobressair e te fazer economizar um bom dinheiro.

O crowdsourcing pode garantir preço bom, economia e qualidade. Muitas vezes esses trabalhos são prestados por autônomos ou pequenas empresas, muito ágeis e que querem prestar um excelente serviço, com preço acessível, para conquistar cada vez mais clientes.

9- Globalize-se e fuja de taxas desnecessárias

Grande parte das vezes, não conseguimos evitar contratar empresas do exterior por não existirem concorrentes com soluções tão eficientes.

Microsoft, Dropbox, Google, Facebook e outras acabam se tornando partes indispensáveis do dia a dia da empresa e ao realizar o pagamento dos serviços internacionais de nuvem, gerenciamento, vendas ou outros acabamos pagando taxas exorbitantes de 5% a 7% de conversão de moeda no cartão de crédito em cada operação além dos incríveis IOF de 6,38% como imposto pago ao governo.

O simples fato de ter uma fintech como o Zizuh que possa emitir uma conta internacional com cartão de débito oferecendo taxas de conversão mais acessíveis e um corte drástico de ao menos 5% do IOF pode ser importante para te dar um grande empurrão na globalização da sua empresa e te ajudar a fazer negócios internacionais com mais agilidade, economia e segurança.

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