O Amazon Web Services (AWS) move boa parte da internet: este é um dos principais serviços de nuvem, concorrendo com Google Cloud e Microsoft Azure. Clientes estão recebendo um e-mail que avisa sobre uma mudança esperada há anos: a partir de novembro de 2020, as cobranças no Brasil serão feitas em reais.

Em 1º de novembro de 2020, a AWS lançou a Amazon AWS Serviços Brasil Ltda. (AWS SBL) para atuar no Brasil, explica o e-mail enviado aos usuários. Toda conta que fornecer um número de CPF ou CNPJ vai receber prestação de serviços da AWS SBL; os contratos serão alterados para levar isso em conta.

Existem empresas credenciadas como revendedores pela Amazon Web Services para realizar o faturamento em reais. Google Cloud e Microsoft Azure já aceitavam pagamento na moeda brasileira.

Esta é uma mudança importante. Mas apesar de não ser mais necessário pagar os 6,38% de IOF cobrados em transações internacionais de cartão, os preços continuarão sendo definidos em dólares, apesar das faturas serem emitidas em reais, fazendo com que ainda fiquemos reféns de cotações surpreendentes de conversão, que sabe-se lá quais são, da própria Amazon.

Amazon AWS vai emitir nota fiscal eletrônica

A empresa sinalizou que o real será a única moeda aceita pela AWS no Brasil e que o pagamento com cartão no país só poderá ser feito com cartões de crédito nacionais e internacionais Visa, Mastercard, American Express e Elo. Cartões de débito não serão mais aceitos. Por sua vez, o pagamento por faturas ficará restrito ao TED. Além disso, os clientes passarão a receber uma Nota Fiscal de Serviços eletrônica (NFS-e) com todos os tributos relacionados à prestação de serviços.

A AWS está passando por mudanças no pagamento, mas segundo os mesmos, o restante continua igual: “seu conteúdo, configurações, direitos de acesso e configurações de segurança”.

Como verificar qual das filiais da Amazon está me cobrando?

Clicando aqui, lá no topo da página no item “Vendedor”, você pode checar qual filial está te cobrando. Caso o seu vendedor já seja a AWS Inc, você já está pronto para inserir um cartão do Zizuh e nesse caso não há problemas, pule direto para o último tópico desse blog.

Caso seu vendedor esteja definido como a  AWS Serviços Brasil Ltda, em alguns casos você consegue inserir no site deles um cartão americano (do Zizuh) para suas cobranças.

Método 1: Mudando o TRN (Tax Registration Number)

Apesar de não recomendarmos esse método, você pode realizar a mudança no seu TRN pro endereço de cobrança do seu cartão do Zizuh (nosso endereço nos EUA, você pode verificar na sua aba de cartão do app). Nesse caso, talvez você terá que passar por uma análise interna da Amazon e pode levar algum tempo.

Clique aqui caso você deseje fazer essa tentativa de mudar o TRN.

Método 2: Crie uma nova conta

Por não ter que passar por nenhuma verificação interna, acredito que esse método seja ainda mais rápido. Ao criar uma nova conta, o TRN padrão da Amazon é sempre a AWS Inc, que é a filial americana.

1- Entre no link da tela de login
Para isso, basta clicar aqui.


2- Clique em “Criar uma nova conta da AWS”
O site te redirecionará para um passo a passo com 5 etapas, você só precisa preencher até a segunda etapa para que seu novo login seja criado. As duas etapas são:

  • Cadastro de dados de login, nome de usuário e senha;
  • Dados de contato (você pode preencher seus dados brasileiros tranquilamente);

Realizando essas duas etapas, você já poderá fazer seu novo login com os novos dados clicando aqui.

Ao verificar novamente qual filial está lhe cobrando, você pode ver que por padrão seu Vendedor será agora a AWS Inc. Nesse caso, você pode incluir o TRN direto algum americano ou até mesmo deixar o campo em branco.

Adicione seu cartão do Zizuh para seus pagamentos

Estando habilitado para adicionar cartões americanos, você já pode adicionar seu cartão para realizar seus pagamentos. Clique aqui e no botão "Adicionar um cartão" para adicionar um método de pagamento.

1- Entre no app do Zizuh

Para acessar os dados do seu cartão de crédito como Nome, Número, Código de segurança, data de validade e Endereço de cobrança.

2- Insira no site da Amazon seus dados de cartão

Lembre-se de digitar o endereço de cobrança correto como mostra a figura abaixo, caso contrário, ao adicionar seu cartão, você receberá um sinal de alerta da Amazon, dizendo que seu cartão não está disponível para sua região.


Caso mesmo assim restem dúvidas, posso dizer por experiência própria que o serviço de atendimento da Amazon é bem eficiente e responde em pouquíssimos minutos. Basta clicar aqui e criar um novo caso de atendimento.