Fim de ano chegou e para muitas empresas este é o período onde é feito todo o planejamento de metas, definição de contratação de novas pessoas e fornecedores.

Fazendo um planejamento bem feito, é possível otimizar custos, ganhar agilidade e foco no que realmente precisa ser feito, além de melhorar a gestão, já que a partir do momento em que seu time conhece e entende todas as metas da empresa, seu desenvolvimento é muito mais fácil.

Mas como fazer o planejamento ideal para sua empresa? Como se organizar para ter as metas claras, objetivos atingíveis e além disso, garantir que essa mensagem seja cascateada para todos os times?

Vamos te ajudar nessa tarefa com um passo a passo para colocar em prática um super planejamento estratégico na sua empresa.

1) Faça uma retrospectiva do ano: Quais foram os principais erros e acertos da sua empresa? Quais foram os fatores que ajudaram a dar certo e os que prejudicaram a realização dos seus planos? O que poderia ser diferente e o que deveria ser mantido?

2) Definir objetivos tangíveis e alcançáveis: Liste os objetivos que deseja alcançar e não esqueça de quantifica-los, ok? Para quantificá-los, faça uma análise de mercado(quais são as projeções do seu mercado para o próximo ano), público alvo(qual o tamanho do seu público alvo), taxa de conversão média para definir um número realista :)

3) Defina os KPIs: Após listar seus objetivos, você precisará definir seus indicadores de desempenho, que serão aqueles que você irá acompanhar para garantir o atingimento da meta. Por exemplo, se você tem um e-commerce e planejam vender um valor específico no primeiro trimestre. Para alcançar essas vendas, você precisa trazer visitas para o seu site, além de garantir a conversão de compras no mesmo. Seus KPIS seriam nesse caso a Quantidade de visitas e a Taxa de conversão.

4) Desmembre seus objetivos em atividades e times: Analise como cada área poderá contribuir para a meta final da empresa e alinhe com seus respetivos líderes um momento de definição de metas e atividades concretas que os ajudarão alcançar os objetivos definidos.

5) Analise sua lista de fornecedores e garanta que você já possui todos os fornecedores necessários para garantir o atingimento de suas metas e planeje a escolha dos novos para que esteja de acordo com seu orçamento e suas expectativas. Para a contratação de fornecedores internacionais, lembre-se de usar o Zizuh para garantir mais economia em suas transações em dólar.

Registre-se
Entre em nossa lista de espera e fique por dentro das novidades do zizuh.