Se você entende que para fazer cada vez mais vendas e se destacar dos seus concorrentes, deve ter um bom relacionamento com seus leads e clientes, você também já deve saber que para isso demanda-se tempo e dedicação. Mandar mensagens, fazer ligações, pesquisar sobre as características e dores de cada cliente e ainda manter tudo isso atualizado é um trabalho árduo e que muitas vezes pode ser bem demorado além de muito caro.

Segundo uma pesquisa da Zendesk, fornecer aos clientes uma boa experiência faz com que 75% deles esteja disposto a pagar mais pelo seu produto ou serviço.

Mesmo assim, os benefícios de todo esse trabalho são claros, fazendo com que todo o planejamento de vendas seja em torno de manter um bom relacionamento com esses clientes, afinal, de que vale uma produção eficiente e produtos de qualidade se você não conseguir encantar o seu cliente na ponta da cadeia?

A grande importância de manter boas relações, fez com que o termo CRM ou Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente venha se popularizando cada vez mais no mercado e as empresas passaram a ter um olhar cada vez mais apurado para softwares que facilitem essa gestão.

Você pode estar pensando: Ok, mas eu já tenho um CRM e vai dar um trabalhão se for pra mudar a marca dele.

Mas já se perguntou se utiliza 100% do seu potencial?

Esse blog não é pra te fazer mudar o seu CRM, mas adicionar uma ferramenta que além de potencializar sua utilização, pode fazer você economizar RIOS DE DINHEIRO nos gastos com CRM. Mas vamos por partes.

Por quê usar um software de CRM?

Com um sistema de CRM como Hubspot, Pipedrive, Pipefy e outros, é possível coletar e armazenar uma enorme quantidade de dados sobre clientes e leads, como localização, perfil profissional, interação digital com a empresa e principais interesses.

Se engana quem pensa no CRM como apenas uma lista de contatos. Essa ferramenta pode ser integrada com outras plataformas e otimizar todos os processos de negócios da empresa.

Como a informação é o ativo mais valioso nos tempos atuais, o CRM vem justamente para concentrar, analisar e automatizar todas as informações sobre seus clientes, desde o primeiro contato através de uma troca de e-mails até sua última interação de compra ou ligação de pós venda, de modo a possibilitar que a empresa os atenda em suas necessidades reais e não apenas tentativas infundadas.

Ou seja, dentre as principais vantagens de ter um bom sistema CRM, temos:

1- Aumento de produtividade em vendas/marketing;

2- Comunicação mais eficiente e humanizada entre o time de vendas e cliente;

3- Gestão online de relacionamentos e pautada por resultados;

4- Melhor análises sobre o desempenho do time de vendas e, consequentemente melhores oportunidades de negócio e tomadas de decisão;

5- Maior satisfação do cliente através de melhor qualidade de atendimento;

6- Centralização de atendimento e suporte.

Por que tão caros?

Em um primeiro momento, você pode pagar pouco para implementar um sistema CRM na sua empresa, mas a cada dia que passa torna-se mais dependente dele, já que este pode fazer o trabalho de vários funcionários ao mesmo tempo, e você vai acabar requisitando funcionalidades e planos mais caros, também pensando que vai economizar ainda mais.

Pode parecer contraditório, mas sim, as empresas que produzem esse tipo de software sabem da importância dele para sua empresa e portanto acabam fazendo com que os planos mais completos possam ser bem mais caros.

A solução

Hoje, já existem diversos softwares de automação para criação de workflows de ação e integração com milhares de outros aplicativos. Você pode já ter ouvido falar de apps como o Zapier, o Make (o antigo Integromat), Microsoft Flow, Automate.io e outros.

Grande parte deles te cobra por ação e isso continua sendo custoso, mas hoje, estou aqui para falar de um deles que mudou a forma como automatizamos tarefas: O N8N.io.

O N8N é uma espécie de Zapier com anabolizantes, já que é possível integrar desde o seu banco de dados até um Webhook, API de terceiro ou até mesmo um código javascript de própria autoria. O N8N tem desde "nós" (ou nodes) pré-prontos criados por uma comunidade de desenvolvedores até os que você mesmo pode criar manualmente, sendo muito mais versátil.

Imagine que você tenha uma pesquisa de satisfação no Typeform e toda vez que ela for respondida, seja criado um novo negócio (ou deal) no seu CRM, além de atualizar sua base de dados MySQL com o nível de satisfação desse cliente e mais ainda, disparar um fluxo de e-mail de agradecimento através do SendGrid com ofertas exclusivas para ele. Veja aqui na imagem o exemplo do fluxo:

Exemplo de fluxo no N8N

Através do N8N você pode integrar por exemplo software CRM, base de dados e software de disparo de e-mails além de muitos outros, criando desde fluxos simples como esse até os mais complexos até mesmo utilizando inteligências artificiais como o ChatGPT. Veja aqui quais nós prontos já existem.

"Ok, já entendi que isso poderia me economizar tempo, mas como eu economizaria dinheiro com isso já que esse tipo de software pode ser MUITO caro?"

Aí é que está a grande sacada. Como o crescimento do N8N depende também de uma comunidade de desenvolvedores que constroem fluxos e "nós" novos. Você pode ter acesso ao software pagando uma baixa mensalidade ou até mesmo sem gastar nada, simplesmente implementando-o na sua nuvem. Veja aqui a documentação.

Como o Zizuh te ajuda a diminuir seus custos de pagamentos de serviços de nuvem com taxas muito mais atrativas para seus pagamentos internacionais no cartão, pra você não vai ser nenhum problema, certo?

Conclusão

Resumindo, você pode por exemplo assinar o plano mais básico do Hubspot CRM, que hoje custa em torno de 50 dólares, e substituir todas as automatizações que o plano mais completo te ofereceria por fluxos do N8N para conversar com seu CRM.

Além de poder utilizar em todas as áreas da sua empresa, só na área comercial pode desenvolver e automatizar fluxos de e-mails pré-call, reengajamento, qualificação, maturação, recuperação, fechamento e muitos outros sem gastar 1 real a mais e ainda economizando com CRM. Já pensou na versatilidade e infinidade de possibilidades?

E aí, gostou? Vamos conversar....

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