Assim como a nota fiscal no Brasil, um invoice nada mais é do que um comprovante fiscal e equivalente a uma fatura de pagamento, um documento semelhante a uma nota fiscal, que serve principalmente para comprovar uma operação comercial.

Apesar de ser de fácil criação, este é um documento que deve ser entregue idealmente ao comprador pelo vendedor para receber o pagamento que inclui o custo dos produtos adquiridos ou serviços prestados ao comprador.

Mesmo um pouco burocrático, as invoices possuem diversas funcionalidades, que podem servir desde facilidade do acompanhamento dos pagamentos como para registros legais, que garantem o negócio para ambos os lados se contiverem os nomes do vendedor e do cliente, descrição e preço dos bens ou serviços e as condições de pagamento, etc.

Pra que serve uma invoice?

Vamos aos principais usos das invoices:

1- Manutenção de registros

O benefício mais importante de uma invoice é a capacidade de manter um registro legal da venda. Isso torna possível descobrir quando um bem foi vendido, quem o comprou e quem o vendeu.

2- Acompanhamento de pagamentos

Uma invoice é uma ferramenta inestimável para a contabilidade. Ela ajuda o vendedor e o comprador a acompanhar seus pagamentos e valores devidos.

Uma invoice adequada é a prova legal de um acordo entre o comprador e o vendedor sobre um preço definido e protege o comerciante de ações fraudulentas.

4- Fácil declaração de impostos

O registro e a manutenção de todas as invoices de venda ajudam a empresa a relatar sua receita e garantir que seja pago o valor adequado de impostos.

5- Análise de negócios

A análise de faturas pode ajudar as empresas a coletar informações dos padrões de compra de seus clientes e identificar tendências, produtos populares, horários de pico de compra e muito mais. Isso ajuda a desenvolver estratégias de marketing eficazes.

Exemplo de uma invoice

Exemplo de invoice com dados e informações completas de compra, fornecedor e comprador

A invoice com o Zizuh

Mesmo possuindo diversas utilidades, no caso do Zizuh as invoices são utilizadas para comprovação de que o negócio referente àquele pagamento específico foi realizado e portanto torna-se obrigatória quando um valor é enviado para um terceiro.

Como gerar uma invoice?

Qualquer um pode criar uma invoice manualmente mas já existem ferramentas online que ajudam na criação da invoice. Dentre elas, o Invoice Generator tem se mostrado uma versão bem completa pois possui várias variáveis a serem inseridas além de ser de fácil uso. Para acessar o gerador de invoices basta clicar aqui.