Apesar de que ao pensarmos em moedas digitais imediatamente associarmos ao Bitcoin por ser a primeira criptomoeda já criada, existem diversas criptomoedas como Bitcoin Cash, Ethereum, Ripple, Tether, Litecoin, Dogecoin e outras. Cada uma tem sua particularidade, mas foram todas geradas apoiadas no Blockchain e em sua maioria através de um mesmo ponto de partida. Porém, antes de mais nada precisamos entender: O que são as criptomoedas?

A origem das criptomoedas

Em 2008, Satoshi Nakamoto, pseudônimo do criador do Blockchain, escreveu um artigo intitulado "Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System" criando o conceito de uma moeda de troca chamada Bitcoin que poderia ser gerenciada de pessoa para pessoa de maneira totalmente digital.

Apesar do Bitcoin ser a moeda digital mais conhecida, o conceito de criptomoeda, segundo o site Bitcoin.org, mantido pela comunidade ligada ao Bitcoin, as criptomoedas foram descritas pela primeira vez em 1998 por Wei Dai, que sugeriu usar a criptografia para controlar a emissão e as transações realizadas com um novo tipo de dinheiro, dispensando a necessidade da existência de uma autoridade central, como acontece com as moedas convencionais.

Fernando Ulrich, autor do livro Bitcoin: "A moeda na era digital", faz uma analogia bem simples: “O que o e-mail fez com a informação, o Bitcoin fará com o dinheiro”. Em poucas palavras, as criptomoedas são um dinheiro como quaisquer outros, porém de forma totalmente digital. Seus preços, variam simplesmente pela boa e velha lei da oferta e procura.

Os benefícios das criptomoedas

Além da agilidade nas transações que esse novo conceito traz, pois as criptomoedas não possuem horário para serem movimentadas, também não possuem barreiras territoriais. A descentralização e independência de um banco central faz com que sejam também menos burocráticas, fáceis de se lidar e mais barata de se obter.

Por ter seu processamento criptografado e dentro da rede do Blockchain, as criptomoedas possuem altíssimo nível de segurança pois as movimentações não podem ser modificadas, o que evita fraudes e o problema do gasto duplo. Pela sua codificação, a privacidade de seus usuários é totalmente preservada podendo ser acessada somente com a chave de segurança do usuário, ou seja, somente podem ser reveladas pelo emissor e receptor.

Veja um resumo de todos os benefícios

  • Transparência: qualquer transação é aberta ao público e pode ser auditada, basta acessar a rede do Blockchain;
  • Segurança: pois apoia-se no Blockchain, protocolo de segurança inviolável e mais rigoroso do mercado;
  • Privacidade: pois todos os dados dos usuários são criptografados e impossíveis de serem acessados sem a chave de segurança, mantendo o anonimato do emissor ou receptor;
  • Universalidade: não existem barreiras para utilização, a mesma moeda que se utiliza no Brasil pode ser utilizada na Ásia sem custos cambias;
  • Menores custos: por ser descentralizada e independente de bancos, diminuem-se os custos e taxas para seus usuários, além de serem livres de inflação e, por não possuírem vínculos com governos, não pode ser confiscado nem ser submetido a uma política econômica;
  • Facilidade: por serem independente de órgãos estatais e independência dos bancos, foge da burocracia, tornando mais fáceis as movimentações;
  • Agilidade: por poderem transacionar a qualquer momento, torna-se muito mais ágil;
  • Liquidez: em termos de investimento, não é necessário longas esperas para resgatá-lo, possuindo liquidez diária mesmo em horários/dias não-comerciais, além de adicionar ainda mais variedade a uma carteira.

Conclusão

Apesar das críticas, muitas vezes por falta de informação, quem acompanha o mercado, mesmo que de longe, certamente já foi surpreendido pelos altos e baixos de moedas digitais no noticiário. As criptomoedas chegaram para revolucionar o mercado financeiro gerando diversos benefícios e através de maior concorrência, obriga muitas vezes aos antigos intermediários a melhorarem seus serviços oferecendo melhores experiências cada vez mais tecnológica, aumentando, além de diversas outras vantagens, principalmente agilidade, menores custos e maior segurança.

Através de algoritmos inteligentes, o zizuh utiliza dos benefícios das criptomoedas para entregar moedas internacionais aos seus clientes de maneira 2x mais barata e até 100x mais rápida.

Gostou? Vamos conversar....

Entre em nosso site ou clique aqui para entender mais, receber um presentinho especial e começar agora a economizar!