Muitas vezes perdemos muito tempo com tarefas manuais ou desorganização do time e não metrificamos os resultados principais da empresa. Esses fatores podem tornar o processo de vendas e gestão de resultados muito trabalhoso e cansativo, fazendo com que muitas vezes seja impossível melhorar as áreas do negócio e consequentemente ficamos desmotivados com os resultados alcançados.

É importante, principalmente para pequenos negócios e equipes mais enxutas, dar um passo atrás e dedicar um período a mais para otimizar os processos e começar de maneira correta, do que utilizar seu tempo começando de maneira ineficiente logo no início.

Para evitar desperdícios de tempo e maximizar seu potencial de vendas, é imprescindível que utilize ferramentas de apoio a cada um dos principais processos da empresa. Nesse artigo, você vai encontrar diversas ferramentas para a melhoria dos seus processos financeiros, comerciais, tecnologia e outros, para que você não precise usar prazos maiores do que o necessário para realizar tarefas e possa planejar seu negócio de maneira adequada.

1. Tenha um funil de vendas e CRM

Principalmente no mercado B2B (Business to Business ou venda para consumidores de Pessoa Jurídica), utilizar um funil de vendas ajuda muito a fazer com que o processo de vendas fique mais gerenciável e visual. Dessa maneira, você medir as taxas e métricas de conversão de cada uma das etapas do seu funil e assim pode traçar estratégias para melhorá-las.

Veja um exemplo básico de funil:

A ideia do funil é encontrar o ponto ótimo entre gerar o máximo de leads possíveis e converter o máximo de leads em clientes. Para isso precisamos filtrar, informar e qualificar os gerados e formar dados que nos mostrem que o setor de vendas está na direção correta. Algumas ferramentas como Hubspot, XANT (antiga InsideSales.com), Erxes, Clinchpad ou SalesLoft podem ser boas opções dependendo da sua demanda, algumas delas já vem até com integração de chat e outras features interessantes para se aproximar dos seus leads.

2. Automatize a comunicação

Como vimos no item anterior, informar os leads respondendo perguntas como "quem somos?", "como podemos te ajudar?", "por que somos melhores?",  "quais os benefícios de utilizar nossos serviços?" e quaisquer outras informações relacionadas ao seu público podem comunicar bem e gerar interesse em um lead que ainda não está tão maduro para virar um potencial cliente.

Como quem não é visto não é lembrado, as vezes precisamos simplesmente mostrar a esse possível cliente que existimos. Há outras estratégias para utilizar ferramentas de e-mail, como a ideia de criar urgência em fechar um acordo ou pegar feedbacks após a utilização de um produto.

Ferramentas como o Sendgrid, Mailchimp e Mautic podem se tornar matadores para fechar uma nova venda. Através delas você pode criar listas de clientes e fluxos de e-mails automáticos fazendo com que o trabalho de manter-se em contato com seus leads fique bem mais simples. Tornar-se multicanal também ajuda demais na comunicação e conversão, portanto você pode utilizar push notifications, SMS ou rede sociais para se comunicar com seus clientes.

3. Gerencie as tarefas da equipe

Você já se deparou com dúvidas como em qual tarefa focar primeiro, quem pegou determinada incumbência ou em que pé está o trabalho a ser feito?

Se a resposta for sim, você precisa de uma ferramenta de gerenciamento de projetos. Esse tipo de ferramenta de kanban ajuda na priorização das tarefas, visualização das etapas do trabalho, medir quanto tempo está levando em cada tarefa, melhorar a colaboração da equipe e consequentemente buscar a melhoria contínua no desenvolvimento da empresa.

Esses instrumentos são tão significantes para as empresas mais valiosas do mundo que a própria Microsoft criou o sua própria ferramenta de gerenciamento de projetos e equipe, o Azure Devops, para que possa adaptar a sua rotina de trabalho particular. O melhor de tudo é que a empresa abriu ao público e é gratuito para utilizarmos. Algumas outras opções como o Trello ou Asana também podem ser excelentes para gestão de tarefas de maneira simples.

4. Gere mais e melhores Leads

Suponha que você já tem uma primeira versão do seu funil de vendas e segundo seus cálculos precisa colocar pelo menos 100 pessoas por mês dentro dele para atingir os resultados que deseja. Eis que surge uma simples mas importante pergunta: como fazer isso?

Para fazer conexões de trabalho, com certeza ainda não existe rede social melhor do que o Linkedin. Nem pense em subestimar essa ferramenta. Ao fazer o cadastro, seus usuários já estão na expectativa de gerar novas contatos profissionais que os ajudem a encontrar melhores oportunidades seja ela de emprego ou geração de novos negócios. É muito eficaz quando bem utilizado e ainda oferece features pagas como o Linkedin Premium e Sales Navigator que podem ajudar bastante na busca e segmentação do seu público de maneira mais efetiva. Pela importância que tem essa rede social na geração de negócios, outros aplicativos surgiram em paralelo ajudando na automação e aceleração dessa geração de leads como o Linked-helper e Expandi.io.

5. Colete informações de leads e clientes

Para tentar fechar uma venda logo na primeira reunião, é muito importante ir para o encontro com o máximo de informações sobre seu lead e o mais preparado possível. Para conhecer seu possível cliente e os tomadores de decisão, é importante fazer buscas mais profundas através de website, Linkedin, outras redes sociais para descobrir informações relevantes na hora da venda. O Builtwith pode dar ainda mais na profundidade da sua pesquisa, te informando todas as outras ferramentas e serviços que seu cliente utiliza integrados ao seu site ou plataforma.

Já para entender o que seu cliente faz durante uma venda, existem diversas ferramentas que podem mapear todos os botões que seu cliente clica ou digita e visualizar exatamente o que ele faz ao entrar no seu site como Logrocket ou Hotjar permitindo entender aonde e por quê seu cliente não finaliza uma compra. O Google Analytics pode ainda apoiar na análise dos dados extraídos das visitas do seu website.

Por fim, como manter um cliente pode ser várias vezes mais barato do que fazer um novo, permanecer por perto no pós-compra através de pesquisas de satisfação no Google Forms, Typeform ou SurveyMonkey podem gerar incríveis insights e métricas, como LTV, CRC e NPS, para a melhoria do seu produto e atendimento.

6. Analise os dados gerados

Dados são o novo ouro. Nunca produzimos tantos dados em tão pouco tempo. Estima-se que até 2020 o volume de dados gerados seja de 44 trilhões de gigabytes. Afinal, já somos mais de 4 bilhões de pessoas no mundo com acesso a internet. E esses números só tendem a aumentar, principalmente com a chegada do 5G e uma interconectividade cada vez maior.

Mas dados por si só são apenas dados e se sua empresa ainda não sabe utilizar os dados recolhidos da melhor maneira, pode estar deixando muito dinheiro na mesa. Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, as empresas já perceberam a importância de modificarem seus processos e de se reinventarem para adquirirem vantagem competitiva. Dentro desse panorama da Transformação Digital, surgem tecnologias disruptivas de inteligências de dados como Inteligências Artificiais, Machine Learning e Big Data.

Python, Tableau, Qlik ou Power BI são excelentes opções de ferramentas de extração, gerenciamento e análise dos dados para geração de informações valiosas na melhora de processos, produtos, ações estratégicas de marketing e vendas, ou criação de qualquer outra vantagem que nossa criatividade possa nos levar.

7. Automatize a marcação de reuniões

Você está gerando um número significante de leads no seu funil mas desperdiça o tempo de ambos fazendo a sua agenda se encaixar com a deles?

Quanto menos atrito seu futuro cliente tiver em cada ponto de contato, maiores as chances de uma marcação de um potencial primeiro encontro. Automatizar a marcação de reuniões através do Calendly ou Youcanbook.me é uma ótima opção para gerenciar melhor seu tempo e evitar que você seja pego de surpresa com duas reuniões no mesmo momento.

Esse tipo de ferramenta facilita o agendamento do seu cliente de acordo com sua disponibilidade de tempo, além de terem as opções de enviar e-mails automáticos já com um link para uma chamada de video ou lembretes pré-reunião, diminuindo também a taxa de não comparecimento.

8. Corte custos com ferramentas imprescindíveis

Hubspot, Erxes, Linkedin, Sales Navigator, Power BI, Hotjar, Logrocket, Sendgrid... Pela infinidade de soluções e ferramentas estrangeiras existentes assim como as listadas nesse artigo, é difícil encontrar alguém que não tenha comprado algum produto ou serviço americano. Além de muita qualidade, eles nos ajudam a nos conectar e atingir muito mais gente trazendo diversos benefícios e oportunidades sendo imprescindíveis para gerar oportunidades.

Apesar disso, o dólar nos tempos de hoje custa caro e os bancos e cartões de crédito não nos auxiliam na hora do pagamento, com conversões pouco transparentes e taxas altas que nem sabemos quais são - e isso é um problema.

Como essas despesas são muitas vezes necessárias, as vezes o orçamento se vai e nem percebemos, ficando sem margem pra crescer rápido, focar no que realmente importa ou simplesmente poder aproveitar o que deve ser aproveitado.

Com a plataforma e o cartão internacional do zizuh, realizar remessas ou pagamentos em dólar, através de um cartão de débito, ficou mais simples, além de 2x mais barato e até 100x mais rápido quando comparadas aos bancos. Compare com o seu clicando aqui.

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