Depois de falarmos tantas coisas sobre o Blockchain em posts anteriores como em "O que é o Blockchain?" e "As aplicações do Blockchain" certamente você já deve ter percebido algumas vantagens do protocolo de segurança. Veja:

  1. Transparência: O Blockchain é público e transparente, ou seja, qualquer pessoa pode verificar e auditar as movimentações registradas;
  2. Descentralização: O Blockchain elimina a necessidade que órgãos aprovem transações ou determinem regras;
  3. Confiabilidade: No Blockchain, a validação de uma transação requer que outros computadores de outros participantes entrem em um consenso para possibilitar que ela ocorra. Além disso, devido as redes serem descentralizadas, o Blockchain não tem um ponto central de falha e é mais resistente a ataques maliciosos;
  4. Rapidez: As transações entre bancos podem levar dias para serem compensadas e realizadas de fato. Já as transações com blockchain reduzem o tempo para minutos e são processadas 24 por dia, em 7 dias da semana.
  5. Imutabilidade: O banco de dados do Blockchain é imutável, ou seja, consiste em um registro que não pode ser alterado e revisado nem mesmo por aqueles que operam o banco de dados;
  6. Automatização: O Blockchain foi desenvolvido para que não haja duplicidade ou informação conflituosa, sendo assim, transações que não respeitem essa regra não são registradas dentro de um bloco;
  7. Empoderamento dos usuários: No Blockchain, os usuários estão no controle de todas as suas informações e transações já que é um livro aberto a qualquer um que tenha acesso a internet;

Como o Blockchain beneficia a segurança da informação?

Os ataques de hackers estão se aperfeiçoando a cada dia e levando grandes prejuízos para as organizações.

Por isso, a segurança da informação torna-se um tema de extrema importância no mundo corporativo, principalmente no contexto atual com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para falar de Blockchain e proteção de dados, podemos falar de alguns temas, como centralização, antifraude e segurança.

Em um banco de dados centralizado, que é utilizado atualmente pelas empresas, basta apenas uma brecha para que o invasor consiga entrar no servidor e ter acesso aos dados, muitas vezes sem deixar rastros.

Com o Blockchain, um invasor teria de ter o controle de mais de 50% dos nós da corrente, ou seja, teria de invadir várias máquinas para validar uma alteração. Além disso, toda a movimentação seria rastreável.

Isso significa que, se um hacker conseguisse entrar em uma única máquina de uma empresa com o objetivo de sequestrar os dados, os demais computadores que formam o bloco agiriam, invalidando a ação.

Essa ação que o Blockchain proporciona é importante também para navegação segura na web e proteção de senhas, por exemplo.

Outra forma de falar sobre Blockchain e segurança é na questão de assinatura de contratos, pois existem diversas formas de fraudar esse registro.

Ao utilizar o Blockchain, se um documento certificado sofrer qualquer alteração, a fraude será detectada.

Conclusão

Cada vez mais as empresas utilizam os dados como fonte para uma gestão eficiente, tendo-os como importantes para decisões estratégicas. Por isso, manter essas informações em segurança é crucial para manter o valor de mercado e reputação da empresa.

Informações seguras é uma preocupação constante das empresas, por isso, cada vez mais as gestões têm enxergado uma relação entre Blockchain e segurança de dados e inovado na criação de soluções que possam utilizar o protocolo e consequentemente mais vantagens para os usuários.

O Blockchain parece um protocolo muito complexo e difícil de se entender, mas ao entender melhor seus passos, torna-se mais simples compreender como ele pode ser útil em diferentes operações muito além das transações com criptomoedas.