Conforme a tecnologia vai avançando e se desenvolvendo, aplicações do Blockchain que vão além da integração com o mercado de criptomoedas começam a surgir e a ganhar espaço na área de tecnologia.

Algumas aplicações do Blockchain merecem destaque, principalmente pela amplitude da atuação e pela diversidade de cenários que auxiliam neste desenvolvimento.

Engana-se quem pensa que o Blockchain é utilizado apenas para as movimentações com bitcoins. Confira algumas outros tipos de aplicações utilizando o protocolo de segurança.

1. Registro de documentos

O Blockchain é um grande registro que muitas partes podem acessar de qualquer lugar do mundo. E ele não registra só ativos e transações, mas praticamente qualquer coisa.

Sendo assim, o protocolo já está sendo utilizado para registrar e verificar a autenticidade de vários tipos de documentos.

As aplicações do Blockchain também alcançam a gestão inteligente de documentos utilizando a sua estrutura que permite gravar praticamente qualquer tipo de dado. Com isso, o registro e a gestão inteligente de documentos se torna uma realidade viável quando se integrado à tecnologia do Blockchain.

Além de armazenar, também garante a autenticidade daquele documento de forma acessível por qualquer lugar do mundo por um grupo de usuários determinado de forma prévia por quem administra o sistema onde as aplicações de Blockchain foram implementadas.

2. Moedas digitais

A primeira aplicação nós nunca esquecemos!

O surgimento das criptomoedas, pelo lançamento do Bitcoin, tem como função principal  transferir valor, garantir que cada moeda chegue no destino certo, que não sejam utilizadas mais de uma vez e que transações anteriores não sejam alteradas sem comprometer toda a cadeia.

A descentralização oriunda da tecnologia Blockchain faz com que essas moedas fiquem livres de autoridades regulamentadoras e intermediários para a realização das transações, aumentando a segurança do modelo. Atualmente, é a aplicação do Blockchain mais lembrada e estudada no mundo.

Muitas criptomoedas já desenvolveram seu próprio Blockchain, como SolarCoin e Zcash. Outros, preferem confiar e utilizar a estrutura da mais famosa, o Bitcoin.

3. Sistemas de pagamentos

As qualidades do Blockchain são velocidade, segurança e privacidade. Por isso, muitos bancos e instituições financeiras já tomaram a tecnologia para construírem suas próprias plataformas.

Elas estão utilizando a tecnologia como um método para aumentar segurança de suas redes e ampliar a quantidade de transações possíveis de serem processadas e verificadas por segundo. Essa aplicação consegue aumentar a velocidade e também segurança das ações dos usuários no mercado de pagamentos, um dos maiores afetados por fraudes. Garantir a validação de transações eletrônicas pode ser considerada como uma das aplicações do Blockchain que fazem sucesso.

4. Contratos inteligentes

O termo contratos inteligentes ou smart contracts, em inglês, foi criado por Nick Szabo, cientista da computação, em 1996. Porém, foi com o surgimento da tecnologia Blockchain e de inteligência artificial que esse conceito de contratos desburocratizados, com maior confiabilidade e que se auto executam avançou.

Antes, apenas aplicados como um facilitador das transações das criptomoedas, esses novos modelos evoluíram por meio da rede de Blockchain Ethereum. Essa plataforma permite que qualquer pessoa poderá fazer seu próprio modelo de código para ser utilizado nos mais variados tipos de acordos.

É uma das aplicações do Blockchain com maior potencial de popularização, visto a infinidade de contratos existentes.

Os contratos inteligentes também podem estar presentes em plataformas tecnológicas para garantir a execução automática dos termos previamente acordados sempre que as condições forem atingidas. Além disso, como garante a segurança na execução e nas informações, o Blockchain também pode ser uma importante veículo para a fundamentação da confiança entre plataformas.

5. Educação

Uma pessoa com uma certa instrução acadêmica acumula durante ao longo da vida muitas certificações, desde o diploma da educação básica até os diplomas universitários.

Atualmente, um problema muito comum e grave são as fraudes decorrentes de falsificações em currículos e até mesmo de exercer a profissão ilegalmente.

Com o Blockchain as instituições poderiam disponibilizar as certificações em uma rede Blockchain e assim a organização que necessitasse verificar essas credenciais teria o fácil acesso à elas.

6. Armazenamento em nuvem

Uma das aplicações que será muito utilizadas por empresas do mundo inteiro será o armazenamento em nuvem com Blockchain.

Hoje, muitas organizações utilizam o serviço de grandes empresas como Google e Microsoft. No entanto, além de ser um serviço muito oneroso, as informações sigilosas acabam sendo divulgadas para essas empresas que cuidam desse armazenamento.

Sem dúvidas, o sistema descentralizado e criptografado do Blockchain pode auxiliar no aumento de segurança dos dados. Outro benefício seria que a rede “peer to peer” utilizada pode reduzir os custos se comparado aos servidores centralizados.

7. Supply Chain atualizada

O mundo globalizado trouxe muitas facilidades em termos de logística. Cada vez mais a indústria e sociedade trabalham com produtos de diversas partes do mundo. Essa tendência tende a aumentar com o avanço tecnológico.

A aplicação do Blockchain na cadeia de suprimentos poderia auxiliar no rastreamento de cada um dos componentes envolvidos na fabricação de algum produto e assim identificar mais facilmente variabilidades no processo.

O avanço da internet da coisas prevê cada vez mais instrumentos automatizados, integrados e tecnológicos. Assim, as ações realizadas por eles devem ser registradas, permitindo a empresa ter um controle maior dos seus processos formadores da sua supply chain.

8. Saúde

A área da saúde é sem dúvidas um setor que necessita de um rigoroso controle de registros médicos dos pacientes, tanto de medicamentos receitados, quanto de procedimentos realizados.

Esse registro pode ser baseado em Blockchain. Assim teríamos uma ficha médica ao decorrer da vida com a segurança, o sigilo e a confiabilidade que o sistema poderia nos fornecer.

Além disso, os perfis de saúde dos usuários poderiam ser usados em pesquisas sem que os dados pessoais fossem divulgados, visto que eles seriam criptografados.

Conclusão

Nesse artigo podemos ver alguns exemplos de como o Blockchain pode ser aplicado no nosso dia a dia, porém com a expansão rápida da tecnologia, a cada dia surgem novas ideias de como o protocolo pode ser utilizados para gerar mais benefícios em diferentes setores. Para nos aprofundarmos ainda mais no assunto, só nos resta ficarmos atentos a novidades e esperar para ver até onde a criatividade humana pode nos levar.