Com o feedback positivo após o início das operações, o Zizuh vem buscando meios de se diferenciar cada vez mais no mercado e atingir mais clientes. No caminho de desenvolvimento das startups, o primeiro grande passo que cada uma delas pode (e deve) dar é encontrar agentes que acreditem no seu potencial e as apoie oferecendo o suporte através de ainda mais experiência e conexões. Dentre esses, podemos citar dois principais tipos de entidades: aceleradoras e incubadoras.

O que é uma aceleradora ou incubadora de Startups?

Aceleradora e incubadoras de startups são organizações que agilizam o crescimento de um negócio com poder de escalabilidade nos seus primeiros anos de vida impulsionando empresas com suas tecnologias ou a ganhar o mercado através de mentorias, treinamentos, conexões com parceiros estratégicos e até mesmo aporte financeiro.

A grande diferença entre as duas é que as aceleradoras têm como gerentes empreendedores de sucesso e foco principal no crescimento escalável, enquanto  incubadoras são geridas por executivos bem relacionados com poder público, universidades e outras empresas além de focarem no incentivo a inovação e desenvolvimentos de tecnologias disruptivas.

Os dois modelos não se anulam e as técnicas usadas por eles não são regra obrigatória, além de que, em aceleradoras podem ser utilizadas estratégias de incubadoras ou vice-versa.

Dentre as aceleradoras, o Zizuh ingressou no Startup Rio, eleita em 2020 mais uma vez pelo Startup Awards como uma das 10 melhores do Brasil. Criado pela FAPERJ (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) com o objetivo de fomentar e promover iniciativas que incentivem características inovadoras na área de tecnologia digital, o programa enfatiza a por busca empresas relacionadas aos setores de Energia, Saúde, Educação, Varejo, Economia Criativa, Cidades Inteligentes e outros.

Dentre as 527 propostas inicialmente cadastradas em mais de 9 cidades, as equipes selecionadas participarão do Programa Avançado de Formação Empreendedora, a ser aplicado na primeira fase do programa Startup Rio. As fases seguintes focam no efetivo desenvolvimento dos seus empreendimentos, quando receberão os recursos financeiros no valor de até R$ 60 mil além de supervisão pela equipe do Programa e serviços de mentoria, treinamento em construção e desenvolvimento de produto, técnicas de vendas e gestão de empresas.