Você quer abrir uma startup? Vá em frente! Temos algumas dicas para te ajudar nos primeiros passos!
Se você já desenvolve a sua, mas quer economizar, este post também é pra você! Saber que a sua empresa está sustentável, simplesmente cria uma excelente sensação de organização e conforto.
Depois de anos analisando as melhores maneiras de economizar, descobri muito e gostaria de compartilhar alguns dos meus aprendizados suados para que você possa ser vitorioso nesse mundo das startups. Compartilho, também pois gostaria de ter lido essas dicas alguns anos atrás.
Tem uma caneta aí? Anote já nossos conselhos:
1) Compre coisas usadas
Procure sempre comprar coisas usadas! Mas que coisas? Sugiro TUDO !! Impressoras, mesas de trabalho, móveis, cadeiras, sistemas de computador, geladeiras, lava-louças, mesas, cadeiras, carros e caminhões ... tanto faz. Compre um equipamento de café usado para o seu local de trabalho e você não apenas economizará os R$15 no Starbucks, mas também economizará sua eficiência, bem como o seu time que procura 10 minutos para beber um café. Ganha-Ganha!
Procure na olx, mercado livre, enjoei filtrando por usados e economize muito mais do que imagina :)
2) Mantenha as despesas reduzidas.
É a velha história do: "o que provocou a transformação digital em sua empresa?" resposta: "o coronavírus". Infelizmente, tivemos que ser forçados mas o trabalho remoto se mostrou como uma ótima opção para o trabalho em equipe. Além de dar qualidade de vida a seus funcionários, não se perde produtividade, muitas vezes se ganha;
3) Contrate apenas quando e quanto for preciso
Lembre-se que um contrato funciona exatamente como é definido por você: empregador. Ou seja, se é simplesmente 3 horas que precisa, faça um contrato de 3 horas. Se for temporário, utilize freelancers. E aí emendamos na próxima dica:
4) Seja global
Há freelancers altamente qualificados em websites específicos. Existem pessoas capazes em todas as áreas: administrador, publicidade e marketing, redes sociais, SEO, pesquisa, criação de conteúdo... Pode-se também terceirizar tarefas de design de logotipo para alguns designers incrivelmente qualificados.
5) Controle seu tempo. Tempo é dinheiro.
Tempo é dinheiro. Fazer reunião pode tirar cerca de 2 dias da rotina da semana. Pense nisso, se você ganha R$200 por hora, isso significa R$ 3.200 por semana que se deixa de ganhar. Utilize também programas de controle de tempo. Existem muitos por aí e alguns, como o Harvest, que podem gerenciar seu pagamento. Lembre-se de que seu tempo é o melhor investimento no trabalho.
6) SaaS (Software as a Service) e programas OpenSource.
Nossa, o valor que se acaba investindo em programas caros não é brincadeira. Opte por pagamentos mensais regulares reduzidos, em vez de pagar grandes quantias de dinheiro. Eu absolutamente sugiro que você utilize um software de código aberto totalmente gratuito em qualquer lugar que puder.
7) Pechinchar.
Eu constantemente costumava ter medo de barganhar. Realmente não queria parecer que não poderia arcar com isso. Mas agora é outra história. O simples fato de perguntar: "este é o melhor preço que consegue fazer" lhe trará economias surpreendentes. Hoje, faço isso por qualquer coisa, até para coisas pessoais.
Além disso, coloque uma anotação em sua agenda para ir a cada um de seus fornecedores a cada 6 a 9 meses para solicitar de 10 a 30% de desconto. Pense, se apenas alguns deles declararem que sim, você economizará muito em suas despesas.
8) Economize nos gastos em dólar
Como sugerido na dica 4, busque por freelancers/ferramentas globais e irá descobrir opções muito abaixo do que se gasta no mercado nacional. E quando precisar realizar estes pagamentos internacionais, cuide da cotação. Lembre do pechincho, busque como conseguir o melhor preço da moeda estrangeiro.
Se for em dólar, por exemplo, o zizuh é uma ótima opção para ter um cartão de débito internacional que não paga IOF. Só ai já se vão 6.38% de economia. Além das nossas taxas competitivas.
Se curtiu, entre em nossa lista de espera: